Eleição

O DECRETO DE DEUS

"Creio na doutrina da eleição porque tenho absoluta certeza que, se Deus não me escolhesse, eu jamais O escolheria. Tenho certeza que Ele me escolheu antes de eu nascer, ou do contrário nunca me escolheria depois disso."[C. H. Spurgeon]

Posted by Cristianismo Puro e Simples on Domingo, 19 de abril de 2015

segunda-feira, 1 de maio de 2017

E quando eu perco o controle da minha vida?

Há momentos em que a situação sai do controle, na verdade do nosso controle. O homem é especialista em tentar achar soluções para tudo, sempre temos em mente um plano B para resolver a situação, e até encontramos espaço para um plano C quando tudo mais falhar, mas e se nada der certo, e se nossos planos falharem por completo, e se nossas soluções estão minguando e escoando pelo ralo da adversidade, o que podemos fazer. No livro de Provérbios 16.1 diz: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” A palavra nos estimula a planejar, organizar nossa vida, mas uma coisa é certa se nosso planejamento não for bem sucedido tenha certeza de uma coisa: os planos de Deus em nossas vidas não falham; como bem reconheceu Jó: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado (Jó 42.2).

É certo que, mesmo que eu perca o controle da minha vida, Deus continua no controle de tudo, o que foge de minhas mãos está nas mãos de Deus. Não há nada que aconteça na vida do homem que o Senhor não esteja agindo, mesmo o mal, que aparentemente, naquela ocasião é prejudicial, torna-se proveitoso pela soberana permissão de Deus. Nossa perspectiva dentro da imensidão do propósito e vontade de Deus é ínfima, considerando que o Senhor já conhece nosso fim, e nós ainda estamos no começo, e o que ELE tiver que utilizar para cumprir seus propósitos isso ele vai fazer, estamos num processo de conformação, para sermos conformes a imagem de seu filho (cf Rm 8.28-29).

E quando tudo parece não colaborar, quando não encontramos mais jeito? O que fazer nesta situação: o dinheiro acabou, os médicos já desenganaram, o filho foi embora, tudo parece andar contra nós, e agora? O que fazer? Nestas situações e em muitas outras, podemos ter duas atitudes: ou encaramos a situação confiando que Deus está no controle de todas as coisas, esperamos NELE e cultivamos um coração de gratidão ao Senhor; ou partirmos para o vale da ingratidão, reclamando, murmurando por tudo, levando-nos a um estado desânimo espiritual. Podemos escolher sofrer com um consolo do alto ou sofrer desconsolados nesta terra. É neste momento que devemos buscar com mais intensidade a Deus, confiar totalmente no Senhor, e crer que tudo vai passar. 

Todo nosso sofrimento e dor não se comparam com a glória que nos aguarda nos céus, o que passamos nesta terra é muito pequeno, é uma fração de tempo se comparada com a eternidade do porvir. Como disse certa vez um humilde funileiro: “O ímpio pode até viver sem Jesus, e desfrutar e gozar de todos os prazeres nesse mundo, e até ir para a cova feliz. Porém um minuto no inferno o fará esquecer-se de toda alegria momentânea que viveu”, e sim, o contrário também é verdadeiro: o justo pode até viver uma vida de tribulações e provações nesta terra, não gozar de nenhum prazer neste mundo, e ir para cova martirizado, mas quando chegar nos céus, um minuto o fará esquecer de toda dor e sofrimento que passou nesta terra. Ah! E antes que esqueça, este funileiro que discursou esta celebre frase foi o famoso escritor e pregador inglês John Bunyan, autor do best-seller o Peregrino.

A atitude do verdadeiro cristão diante da adversidade deve ser de confiança, confiar num Deus que ordena todas as coisas com sabedoria, que coloca cada coisa no seu devido lugar, até mesmo a mais despicienda partícula de poeira que sobrevoa sobre os raios solares da janela do seu quarto, seu percurso e até mesmo onde ela vai repousar acontece segundo a ordem de Deus. Creia que Deus tem o controle, e para aprendermos esta lição, na escola da vida cristã, o Senhor vai demonstrar o quanto somos impotentes, fracos e necessitados da graça e da misericórdia de Deus, vamos aprender que a nossa força vem DELE, e seremos assim totalmente dependentes de Deus e toda e qualquer situação. E assim poderemos confiantemente dizer como o salmista: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”. (Sl 42.5,11 e 43.5).

Nossa alegria é saber que Deus está sempre conosco, que o Espirito Santo nos consola em nossas tribulações, e que nosso Senhor Jesus Cristo já garantiu nossa passagem de ida para o céu. Que nossa alegria esteja no Senhor Jesus, pois tudo ao nosso redor pode estar desmoronando, mas estamos firmes na Rocha. A tempestade pode está lançando o pequeno barco contra os vagalhões do mar, mas Jesus está no barco conosco, calmo, sereno e tranquilo. Lembre-se se a situação sair do meu controle é porque está no controle de Deus, é ELE que age por nós, onde não tem mais jeito, Deus faz, o que é impossível para o homem é possível para Deus, por isso espera NELE.

E por fim terminamos com este maravilhoso texto, que tem sido pra mim um texto de cabeceira.


“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”. (Mt 6.33,34)

Nenhum comentário:

Postar um comentário